sábado, 4 de janeiro de 2014

Os Exercícios e a Modéstia

Por Luciano Beckman.

"O esporte é eficaz antídoto contra a moleza e a vida cômoda, acorda o sentido de ordem e educa ao exame e ao domínio de si, ao desprezo do perigo sem jactância nem pusilanimidade. Assim ele ultrapassa a robustez física para conduzir à força e à grandeza moral." (Papa Pio XII) (1)


À todos, Salve Maria!

Antes de colocarmos as camisetas e shorts imodestos em questão, vamos comentar sobre uma tal situação que me ocorreu recentemente. Fui perguntar ao meu diretor espiritual à respeito sobre as academias, se seria lícito, visto que a imodéstia está lá em seu peso; acabou que na pergunta que fiz, obtive a resposta de que precisava: "A imodéstia está lá".

Vejam em pequeno trecho a conversa com Dom Antônio Maria, segundo sacerdote do Mosteiro da Santa Cruz e meu diretor:

"Academia de musculação não é um bom ambiente para católicos, devemos evitá-la a não ser que realmente seja necessária (correção de algum defeito físico causado por acidente, etc.), e mesmo assim, devemos procurar uma que seja mais honesta."


Portanto, fica de acordo com o que dizia Pio XII:

"Não vos esqueçais que o mais alto destino do corpo, e sua mais elevada honra, é ser habitação de uma alma, que refulge de pureza moral se for santificada pela graça divina." (2)

Pois bem, como a consciência me acusou antes e depois do que ele disse, vi que em nada estavam sendo "honestas"; resolvi preparar minhas próprias caminhadas bem cedinho pela praia e alguns exercícios de musculação pelas barras que têm por lá mesmo.

Mas o assunto é geral. O que disse sobre o que ocorreu comigo também passa na cabeça de vários dos homens que conheço.

Sei disso porque o assunto mais comentado dentro das academias são: anabolizantes, mulheres e baladas. O que há de comum nos três? A sensualidade.

Desde a camiseta até os shorts apertados que os rapazes adoram usar em academias para se sentirem sempre mais fortes frente ao espelho e às meninas, como católicos devemos radicalmente evitar estes tipos de lugares. Pelo local e pelas roupas que não somente os homens, mas também as moças são recomendadas a usarem. Elas também sofrem bons bocados ao escolher roupas!

Eu não recomendo jamais que abdiquem do esporte, não! Sendo ele um grande aliado no combate ao ócio e a vida morna. Mas sim, quando a salvação é posta em risco, é preciso ter prudência em escolher os locais apropriados onde deixaremos a vulgarização do corpo e buscaremos juntar o essencial do necessário, a castidade e a disciplina do corpo.

Concluiremos que nada nos prejudique a busca pela salvação. Saibamos ordenar cada uma das  coisas, inclusive a prática dos exercícios físicos.

Fico por aqui, com as palavras do Sumo Pontífice Pio XII:

"Quando se respeita com cuidado o teor religioso e moral do desporto, ele deve entrar na vida do homem como elemento de equilíbrio, de harmonia e de perfeição, e como ajuda eficaz para o cumprimento dos outros deveres. Baseai portanto a vossa alegria na prática correta da ginástica e do desporto. Levai mesmo para o meio do povo a sua benéfica corrente para que prospere cada vez mais a saúde física e psíquica e se fortifiquem os corpos ao serviço do espírito; sobretudo, enfim, não esqueçais, no meio da agitada e inebriante atividade gímnico-esportiva, aquilo que na vida vale mais do que todo o resto: a alma, a consciência e, no vértice supremo: Deus." (1)


---

(1) Carta Encíclica, O Esporte e os cuidados com o corpo - Pio XII

(2) Discurso ao Congresso Científico Italiano de Desporto e Educação Física, 8 de novembro, 1952

Um comentário:

  1. Churchill sendo entrevistado ao chegar em avançada idade foi interpelado: "qual o motivo de tanta longevidade? O esporte, o esporte... nunca o pratiquei!".

    ResponderExcluir