domingo, 14 de setembro de 2014

Sempre trate sua namorada corretamente: Um Estudo de um Caso da Segunda Guerra Mundial

Sid Phillips, de 18 anos, e sua companhia de fuzileiros navais estavam vivendo sobre arroz cheio de vermes por meses.
Soldados inimigos tinham destruído as linhas de abastecimento no início da batalha de Guadalcanal. Naquela época, Sid tinha 1.78m e pesava 79 kg. Perto do fim da campanha, em Dezembro de 1942, Sid pesava apenas 65,5 kg.

Foi quando Sid foi levado para fora da linha de frente e colocado em uma esquadra na praia. Navios da Marinha tinham acabado de estar aptos a desembarcar, e suprimentos em quantidade, finalmente, começaram a chegar. Sid foi ordenado a descarregar um carregamento de comida enlatada.
Imagine isso. Um jovem faminto descarregando pilhas e pilhas de comida, tão altas quanto um homem poderia alcançar. Sid fez a única coisa que qualquer homem faminto seria tentado a fazer. Ele e seu bom amigo Tex abriram as latas de abacaxi fatiado e em cada barulhenta mastigada engoliam um galão inteiro.
Nenhum dos dois homens poderia manter o alimento em “baixo”, é claro. Eles simplesmente deitaram-se na barca e vomitaram no mar até que se livraram da comida. Eles vomitavam e riam e vomitavam e riam.

Tex acrescentou com tristeza: "Isso foi demais para uma coisa boa, não foi?!"
Ok, mantenha essa imagem em mente e avancemos rapidamente uma semana quando os fuzileiros navais deixaram Guadalcanal, embarcaram para a Austrália, e desceram a âncora.
A Austrália acabaria por se transformar em uma longa temporada de recuperação e treinamento para os fuzileiros navais, enquanto se preparavam para a sua próxima campanha. De particular importância: a interação com a população civil de Austrália.

Faziam quatro meses que nenhum dos fuzileiros navais tinham visto sequer uma mulher. A tentação para alguns homens era a de "comer" as mulheres da mesma forma como Tex e Sid se empanturram naquelas latas de abacaxi. Mas outros homens mostraram mais comedimento.
Desta vez, Sid era um deles - e ele sempre foi feliz por escolher esse caminho.
Aqui está o porquê.
Na minissérie da HBO The Pacific, um episódio da história mostra Sid Phillips (interpretado pelo ator Ashton Holmes) namorando uma bela australiana chamada Gwen (atriz Isabel Lucas) e, eventualmente, tendo uma relação sexual com ela.
Mas Sid nos dirá que "Gwen" foi um personagem composto criado como um enredo de Hollywood. "Gwen" nunca existiu, e a cena obscena entre Sid e Gwen foi fabricada pelos autores da minissérie.
Na vida real, Sid fez amizade com uma linda australiana de 16 anos chamada Shirley. Ela tinha uma irmã mais velha que fazia par com um dos amigos de Sid, Deacon Tatum.
A mãe das meninas era uma viúva cujo marido tinha morrido em decorrência de efeitos de uma intoxicação com gás na Primeira Guerra Mundial, e imediatamente a mãe teve uma conversa dura com os meninos. Se os norte-americanos estiverem namorando suas filhas, então eles sempre precisavam ficar em grupo. Nem Deacon nem Sid poderiam sair com uma irmã sozinha.
Os jovens cresceram até se tornarem muito amigos. A família de Shirley era pobre, mas trabalhadora. A avó também foi viver na casa da família, e a família não tinha uma geladeira ou mesmo eletricidade. Então Sid e Deacon frequentemente iam ao supermercado para comprar carne, batatas e outras boas comidas as quais eles levaram de volta para a casa. A mãe iria preparar a comida para todos eles. Durante meses, os dois homens comiam na casa quase duas vezes por semana.
Na maior parte das vezes para passeios, Sid e Deacon levaram as meninas ao cinema, parques de diversões e locais históricos em Melbourne. Eles conversaram e riram e foram para longas caminhadas e todos esperavam que a guerra terminaria logo.
Os fuzileiros estavam estacionados na Austrália durante quase um ano, e quando as tropas foram eventualmente enviadas para fora para lutar na batalha de New Britain, Shirley e Sid se separaram. De acordo com Sid, a sua relação manteve-se casta durante todo o tempo.
Aqui está um grande motivo para Sid estar feliz com essa escolha hoje
Após a guerra, Shirley ficou na Austrália, e Sid voltou para casa no Alabama, onde se tornou médico.
Naquela época, não havia nenhuma maneira conveniente para que as pessoas permanecessem em contato, se elas estivessem a uma longa distância um do outro. Sid e Shirley trocaram cartões de Natal e cartas por vários anos, mas foi isso.
Shirley logo se casou com um piloto de Spitfire, um australiano chamado David Finley, que acabou por ser um marido e pai íntegro.
Sid se casou com sua namorada do colégio, Maria, a quem ele tanto amava. (Eugene Sledge, o fuzileiro naval que veio a escrever o famoso livro de memórias de guerra With the Old Breed, foi padrinho na cerimônia.)

Anos mais tarde, quando Sid e Shirley estavam ambos em seus quarenta anos, David e Shirley Finley visitaram Sid e Mary Phillips nos Estados Unidos. Durante essa visita o filho dos Finley conheceu a filha dos Phillips e eles se tornaram rapidamente bons amigos.
O filho e a filha eram então apenas duas crianças, mas alguns anos mais tarde, depois que ambos tinham crescido, o filho dos Finley e a filha dos Phillips se reconectaram. Toparam-se novamente e, finalmente, se apaixonaram e se casaram. Hoje, eles têm três filhos e vivem na Flórida, onde o filho de Shirley é também um médico.
Então, você pegou a conexão? A ex-namorada de Sid é agora a sogra de sua filha. Hoje ambos Sid e Shirley compartilham os mesmos netos.
O tempo passou. A esposa de Sid, Mary, faleceu há alguns anos, assim como o marido de Shirley, David. Sid e Shirley estão ambos no final de seus 80 anos hoje, e ainda escrevem um para o outro de vez em quando.
Shirley ainda vive na Austrália, e Sid ainda vive no Alabama. Embora eles estejam ambos desimpedidos agora, eles não estão à procura de um relacionamento romântico um com o outro, relatou-me Sid. Eles permanecem amigos próximos, e ele está feliz por tê-la tratado com galhardia, cortesia e respeito, quando do primeiro encontro como adolescentes.

Qual é a lição de vida?


A história de Sid Phillips e Shirley Finley é ao mesmo tempo um convite para pensar neste exato momento na sua vida, e para pensar sobre o seu futuro - e para administrar cuidadosamente ambos.
A história mostra o que pode acontecer quando as pessoas realmente esperam o melhor para o outro. Muitas amizades estão por aqui somente por hoje, e as pessoas podem facilmente se afastar devido ao tempo ou as circunstâncias.
Considere isso um convite para ser grato pelas amizades em sua vida neste exato momento.
É também um lembrete de que todo relacionamento de namoro acaba de duas maneiras: ou você rompe como um casal, ou você se casa. Não existem outras opções. Essa é uma dedução saudável para você manter em mente enquanto namora.

Você pode ser tentado a “devorar” a bondade de sua namorada como um homem faminto por uma lata de abacaxi em conserva, mas há uma forte probabilidade de que um dia essa mesma menina vá se casar com outra pessoa. Sua descendência e a descendência dela podem até se casar algum dia. Por isso, será do interesse de todos, se você puder sempre olhar o outro nos olhos com a consciência limpa.
Como você pode garantir isso?
Simples.

Seguindo o exemplo de Sid Phillips, trate cada mulher que você namora com galhardia, cortesia e respeito.

Pergunta: Quais são as maneiras práticas que os rapazes podem tratar as namoradas com galhardia, cortesia e respeito?

_______________________________
Marcus Brotherton é um contribuidor regular do Art of Manliness. Ele é autor ou coautor de vários livros de não-ficção militar, incluindo Voices of the Pacific, onde as experiências de guerra de Sid Phillips estão registradas. Leia o blog do Marcus, Homens que Lideram Bem, em www.marcusbrotherton.com 


Tradução: Antonio de Pádua Furtado


Nenhum comentário:

Postar um comentário