sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

John "Manila" Basilone

19 de Fevereiro de 1945
Neste dia morria em Iwo Jima o fuzileiro naval John "Manila" Basilone.
Basilone foi o único fuzileiro a receber a Medalha de Honra e a Cruz da Marinha durante a guerra.
A sua Medalha de Honra foi recebida quando estava em Guadalcanal, em Outubro de 1942.
No dia 24 daquele mês Basilone viu-se sozinho num bunker. Tinha um fuzil, algumas granadas, uma pistola e uma metralhadora avariada. Ao mesmo tempo em que tentava manter os japoneses afastados com granadas e disparos de fuzil e pistola, tentava reparar a metralhadora, algo que conseguiu no exato momento em que a sua posição foi assaltada por uma onda japonesa de ataque.
Quando ficou sem munições saiu da sua posição cercada apenas com uma pistola em punho, recuou até as linhas norte-americanas, pegou numa caixa de munições e voltou para o seu bunker, de onde recomeçou a disparar.
Quando ficou novamente sem munições sacou novamente da sua pistola e, no preciso momento em que estava certo de que iria morrer, chegaram reforços à sua posição.
Toda essa ação decorreu no espaço de 3 dias, período no qual ele praticamente não comeu e não dormiu. Após o fim da ação caiu exausto, tendo sido internado num hospital de campanha onde permaneceria se recuperando por 3 semanas.
E neste dia Basilone fazia parte da primeira onda de ataque à Iwo Jima, responsável por atacar a Red Beach II. A sua posição foi alvo de intenso fogo de artilharia inimigo. Basilone contornou o bunker de onde partia o fogo japonês, subiu para o topo e lançou granadas e cargas de demolição através de uma das aberturas, destruíndo sozinho a posição inimiga.
Em seguida auxiliou um blindado que estava preso num campo minado, dando indicações à tripulação sobre o melhor caminho à seguir, ignorando o pesado fogo de metralhadora à sua volta.
Mais tarde, quando se deslocava numa trincheira, foi morto por estilhaços de um morteiro. Tinha 28 anos.
As suas ações neste dia em Iwo Jima foram cruciais para o estabelecimento de uma importante "cabeça de ponte" na zona de desembarque Red Beach II.

Fonte: Hoje na Segunda Guerra Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário