quinta-feira, 31 de março de 2016

Herói brasileiro condecorado com a Silver Star

Um dos únicos dois brasileiros a receber a Silver Star, medalha destinada a atos de bravura nas Forças Armadas dos Estados Unidos. Na foto, Cabo Marcílio Luiz Pinto, então integrante do 6º Regimento de Infantaria da FEB, após receber a Silver Star, em 26 de fevereiro de 1944.
__________________
Enquanto participava de uma patrulha noturna de reconhecimento próximo a Torre di Nerone, atacou um posição alemã, capturando prisioneiros e diversos armamentos. Ao longo da missão uma segunda patrulha o contra-atacou no intuito de retomar a posição, Marcílio os fez recuar causando inúmeras baixas. Em seguida escoltou os prisioneiros de volta às linhas de frente brasileiras.
Por suas ações, foi condecorado com a Silver Star pessoalmente pelo General Mark Clark.
__________________
“Marcilio Luiz Pinto, Cabo, Força Expedicionária Brasileira. — Por bravura em ação, em oito de novembro de 1944, na Itália.
Quando membro de uma patrulha em missão de reconhecimento nas vizinhanças do Monte de Torre di Nerone, Itália, o Cabo pinto participou de um ataque de surpresa a uma posição inimiga. Sem preocupar-se com sua segurança pessoal, avançou sobre uma posição fortificada inimiga e a capturou, fazendo vários prisioneiros bem como o seu respectivo equipamento.
Demonstrando sangue frio sob fogo inimigo, o Cabo Pinto fez recuar uma patrulha que tentou libertar os seus prisioneiros e durante a ação, causou várias baixas. Com outros membros da patrulha, trouxe os prisioneiros e o equipamento capturado para as linhas amigas.

O Cabo Pinto, por sua ação de bravura reflete a confiança em si próprio e está de acordo com as altas tradições dos Exércitos Aliados”.
Mark W. Clark, Ten. General do Exercito dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário