quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Castidade não arruína a espontaneidade e a emoção do romance?


Por Jason Evert

Traduzido por Andrea Patrícia


Depende do que você considera romântico. Romance real não é o que você encontra em um a quer com um galã na capa. Ceder aos hormônios em um instante não é romance. Isso é luxúria, e mesmo que seja espontâneo e, temporariamente, emocionante, usar uma outra pessoa não é romântico. Na verdade, muitos bons relacionamentos românticos foram arruinados pela luxúria.


Somente os seres humanos são capazes de romance, porque o romance é onde a imaginação e o amor se encontram. Às vezes, as ações de uma pessoa podem parecer românticas, porque são tão imaginativas, mas as ações podem ser feitas para seduzir o outro. Isso não é romance, porque o amor está ausente. Somente quando a pureza estã presente pode-se perceber a diferença entre o romance de amor e a sedução egoísta.


Na verdade, momentos românticos não requerem intimidade física e os casais mais românticos são aqueles que percebem isso. Eles sabem que o romance exige respeito. Você pode ter desejo e paixão sem respeito (como a prostituição), mas você não pode ter romance sem respeito. Quando o respeito amoroso pela outra pessoa está presente, o homem desperta sua criatividade romântica não por uma questão de conseguir algo de uma mulher, mas por uma questão de expressar o seu amor a ela.



A luxúria, por outro lado, é chata, porque não dá espaço para o mistério e a expectativa. Todo o segredo é entregue. Os puros têm mais paixão do que luxúria, e é precisamente a sua paixão que lhes dá a capacidade de construir um maior tipo de amor. Eles exercitam o auto-controle não por causa de uma ausência de paixão, mas por causa da presença do amor.


Uma mulher de 23 anos apontou que há algo de emocionante na contenção, algo que faz um casal casto parecer brilhar em fotos de seu casamento. Ela propôs que a castidade "pode ​​ser a prova de Deus, porque isso significa que fomos projetados de tal forma que, quando nós, seres humanos agimos como animais, sem qualquer restrição e sem quaisquer regras, nós simplesmente não nos divertimos tanto. "[1] Na verdade, as pessoas que têm usado sua sexualidade de maneira imprópria desejam um amor duradouro. Elas sabem que ser amado é muito mais emocionante do que ser usado.


Precisamos lembrar que Deus é o autor do romance. A Bíblia é a Sua história de amor, e Ele é totalmente favoravel aos romances que refletem Seu amor por nós. Por exemplo, um dos ingredientes mais importantes para o romance é a criatividade imaginativa. O Salmo 139,17 diz que os desígnios do Senhor são preciosos, e o livro de Provérbios acrescenta que Deus tem glória no que Ele esconde [2] Para provar que Deus não é o rival do amor, considere isso:


Encontrei recentemente um jovem chamado Kevin, que se casou há pouco tempo atrás. Quando ele e sua noiva visitaram seu sacerdote na preparação para o casamento, o padre folheou seus certificados de batismo e confirmação. Pausa por um momento, o padre olhou mais de perto um dos documentos e disse, "Vocês dois sabem que foram batizados no mesmo dia quando eram bebês?" O casal se entreolhou e teve uma sensação de paz de que a mão  de Deus estava sobre eles. O padre interrompeu seu momento para acrescentar mais um detalhe: "Espere um minuto. Vocês dois foram batizados na mesma igreja. . . e na mesma Missa!"


Após a sua reunião Kevin e sua noiva chamaram seus pais e pediram-lhes para vasculhar os álbuns de fotos antigas. Com certeza, eles descobriram uma foto dos dois bebês comemorando seu primeiro sacramento em conjunto, décadas antes que Deus pudesse reuni-los para receber o sacramento do matrimônio. Você tem que se perguntar quantas vezes Deus intervém assim em nossas vidas. Mas quando nos afastamos Dele, nós nos vendemos barato e nos contentamos com substitutos pobres do grande amor que Ele quer nos dar.


Quando se trata do tema da sexualidade, a mídia nos diz que o sexo mais emocionante é fora do casamento. Na realidade, o oposto é verdadeiro. Em 1999, USA Today publicou um artigo intitulado "Aha! Chame isso de vingança das carolas."[3] Este relatório resume as conclusões da mais "abrangente e metodologicamente sólida" pesquisa sexual já realizada nos Estados Unidos. As três primeiras frases do relatório dizem tudo: Sigmund Freud disse que eles sofrem de uma "neurose obsessiva", acompanhada pela culpa, emoções reprimidas e sexualidade reprimida. O comediante ex-Saturday Night Live Dana Carvey satirizou-as como pudicas tensas que acreditam que o sexo é totalmente sujo. Mas vários estudos mostram que grandes senhoras da igreja (e os homens que dormem com elas) estão entre as pessoas mais satisfeitas sexualmente na face da Terra." Agora, isso não é especial?*


O artigo concluía dizendo que o ensino da Bíblia sobre o sexo seria "um choque para aqueles que acreditam que Deus é um desmancha-prazeres cósmico quando se trata de sexualidade." O mundo sempre nos diz que quando se trata de sexo, todo mundo está fazendo isso , e as pessoas que mais se divertiem são os solteiros selvagens descritos em séries de TV, enquanto a vida de casado é maçante e sem romantismo. No entanto, de acordo com os pesquisadores que publicaram o estudo do sexo que acabamos de mencionar, "A imagem pública do sexo na América tem praticamente nenhuma relação com a verdade." [4]


Daqueles que têm sexo, os pesquisadores descobriram que os menos satisfeitos eram pessoas solteiras. [5] Aqueles que tiveram relações sexuais fora do casamento estavam cientes de que, embora possam ter se sentido bem durante o ato, isso não significa que elas gostavam de si mesmas depois. A culpa junto com o medo ansioso de serem usadas, de engravidar ou contrair uma doença diminuiu a satisfação sexual dos que foram promíscuos.


Por outro lado, a pesquisa mostrou que aqueles que se casaram com um parceiro fiel tinham os mais altos relatos de prazer sexual, tanto em nível físico quanto emocional, e eles tinham mais probabilidade de se sentir "satisfeitos", "amados", "emocionados","queridos" e "cuidados". [6] Ao contrário do que diz o mundo incessantemente, a pesquisa mostra que os casamentos se beneficiam de uma falta de experiência sexual antes do casamento. [7] Em outras palavras, o ótimo sexo não é o resultado de experiência sexual e técnica. O prazer sexual é o resultado de um casamento feliz, não a causa dele.


Por último, também foi descoberto que "os casais que oram juntos, tem noventa por cento mais probabilidades de relatar maior satisfação com sua vida sexual que os casais que não rezam juntos." [8]. Se estamos interessados ​​apenas em fazer o que dá mais prazer (que não deveria ser), os fatos apontam para o plano original de Deus: "O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirã à sua esposa, e eles se tornarao uma só carne" (Gn 2,24).


___________________
[1]. Wendy Shalit, A Return to Modesty (New York: Touchstone 1999), 193.
[2]. Provérbios 25,2.
[3]. William Mattox, Jr., "Aha! Call It a Revenge of the Church Ladies", USA Today, 11 de fevereiro de 1999 (www.usatoday.com).
[4]. Robert T. Michael, John H. Gagnon, Edward O. Laumann, e Gina Kolata, Sex in América (Boston: Little, Brown, 1994), 1.
[5]. Laumann, et al., The Social Organization of Sexuality, tabela 10.5, 364.
[6]. Laumann, et al., The Social Organization of Sexuality, tabela 10.7, 368.
[7]. William R. Mattox, Jr., " The Hottest Valentines: The Startling Secret of What Makes You a High-Voltage Lover,” The Washington Post, 13 de fevereiro de 1994.
[8]. Les Parrott III e Leslie Parrott, Saving Your Marriage Before It Starts (Grand Rapids, Mich.: Zondervan Publishing House, 1995), 145.

Um comentário: