segunda-feira, 27 de maio de 2013

A PROFISSÃO SOLDADO – VIRTUDES INERENTES


Por Cláudio Moreira Bento*

Como as demais funções sociais, a profissão militar possui sua escala de valores ou axiológica específica, traduzida por virtudes militares. Como qualidades morais, elas impelem o soldado a cumprir seus deveres para com a sua pátria, com o mais elevado grau de obediência e respeito à Hierarquia e à Disciplina, vigas mestras de todas as instituições militares , os sustentáculos dos ordenamentos jurídicos a que servem .

Elas desenvolvem o espírito militar do soldado, ao ponto dele encontrar forças em seu íntimo, para dar a sua vida, se preciso, em defesa, no caso em tela, do Brasil.

As virtudes militares são predicados morais indispensáveis ao eficiente exercício da profissão soldado. Vale a pena recordá-las e defini-las sinteticamente, no torvelinho da hora presente, em que valores consumistas e amorais e estranhos às tradições do Brasil, propagados intensamente pela mídia, tendem a amortecê-las e mesmo sufocá-las no peito de muitos soldados brasileiros, confusos com o mundo a sua volta e enorme crise de valores :

Ensinamentos este que faziam no passado parte da instrução moral do soldado e que eram ministradas com exemplos .Instrução que recebi em março de 1950 , como recruta da 3a Cia de Comunicações ,acantonada em Pelotas na caserna do atual 9o Batalhão de Infantaria Motorizada e ministrada pelo 2o Sgt Eliarte ,pernambucano que fora corneteiro na FEB do Gen Zenóbio da Costa, comandante da ID/DIE. Ele assim as enumerou e definiu se bem recordo :

Coragem : É a virtude que faz com que o soldado despreze o perigo, face a imposição de bem cumprir o dever militar custe o que custar.

Bravura: É a que caracteriza o soldado valente, intrépido, impetuoso, arrojado e que se distingue da coragem por ser fruto de temperamento pessoal.

Camaradagem: É a que caracteriza o elevado sentimento da fraternidade e de afeição que cada soldado deve cultivar em relação aos demais soldados.

Solidariedade: Ë a que impele os soldados a se auxiliarem mutuamente.

Abnegação: Ë a que sustenta o soldado no cumprimento do dever militar, a despeito das adversidades, sacrifícios e privações a que for submetido.

Honra Militar: Ë a que leva o soldado a cumprir conscientemente o dever militar que lhe foi imposto. Ë a religião da Disciplina Consciente.

Iniciativa: É a que impele o soldado, numa emergência,a agir com consciência e reflexão para dar com a maior presteza e, sobretudo com oportunidade, a solução adequada exigida para o caso. Ela é importante em campanha!

Devotamento: É a que impele o soldado a fazer sacrifícios e a padecer privações em benefício da segurança de sua pátria e de seus compatriotas e camaradas.

Moralidade: É a que impõe ao soldado, não só o cumprimento das leis e regulamentos e normas, como ir além, cumprindo os ditames da moral social.

Amor e ordem: É a que impõe ao soldado apresentar-se bem em todas as atividades profissionais e sociais. Por exemplo, bem fardar-se!

Pontualidade: É a que impõe ao soldado o cumprimento fiel a tempo e a hora das ordens recebidas e das obrigações decorrentes.

Presteza: É a que impõe ao soldado consciente que ele cumpre no menor espaço de tempo e na melhor forma possível as ordens recebidas, dando ciência a quem as deu de que foran cumpridas.

Decoro militar: É a que impõe ao soldado boa conduta e educação civil e militar

Estudiosos do assunto mencionam de como a insistência do ensino e cobrança destas virtudes em todos os níveis, numa instituição militar, bem como a sistemática emulação e destaque aos soldados que as praticam, resultam em grande eficiência operacional de uma tropa militar considerada. Outros consideram as virtudes militares como a base da infra-estrutura educacional militar.

Convém pois a chefe militar em todos os níveis verificar como estas virtudes são conhecidas entre seus comandadas ou se estes cederam a prática e culto de valores estranhos ao da profissão soldado .

Enfim para que se torne menos penoso ao soldado "Ser Caxias" , face as pressões desistimulantes , injustas e irrefletidas de que é vitima de parte de certos segmentos da sociedade brasileira , dentro da estratégia de dividir e desacreditar para reinarem

* Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil



FONTES

BENTO. Claudio Moreira .Virtudes Militares –Importância .SASDE, 15

Junho 1994(Jornal da 2a DE).

IMBIRIBA ,Mário Fernandes, cap. Virtudes Militares .in : Breviário de

Instrução Moral e Cívica do Soldado .Rio de Janeiro:BIBLIEx,

1940.p.78/101.

MELLO ,Waldyr Jansen de ,ten cel .Manual do Graduado. Curitiba ,

Ed. Do Autor, Várias edições.

NUNES, Mário. Sentinela Alerta –crônicas .Porto Alegre :Imprensa

Oficial (RGS) ,1943.

SHIRMER ,Pedro, cel. Das Virtudes Militares. Rio de Janeiro: BIBLIEx

1987.

Fonte: Academia De História Militar Terrestre do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário